Receitas de Natal com Fe Meybom e Dai Colla

Convidamos as sommelières Fernanda Meybom e a Daiane Colla para criarem receitas usando cervejas e sugerirem harmonizações. Elas criaram receitas deliciosas: uma torta salgada em duas versões, uma vegetariana e outra vegana, e uma Guirlanda Natalina. 

Montamos um kit de Natal que vendemos aqui no nosso e-commerce e vamos compartilhar com todos vocês as receitas, com as cervejas indicadas na elaboração e também na harmonização.

Torta salgada com cebola caramelizada na cerveja, gorgonzola e figo

Receita:

Massa: 

2 xícaras de chá de farinha de trigo 

150 g de manteiga gelada em cubos 

5 colheres de sopa de Dádiva Hoppy Breakfast #3 gelada 

1 colher (chá) de sal 

Preparo da massa:

Numa tigela misture a farinha com o sal. Junte a manteiga e misture com as pontas dos

dedos até formar uma farofa. Acrescente a cerveja Hoppy Breakfast gelada, uma colher por vez, misturando com as mãos até conseguir formar uma bola. Embrulhe em filme plástico e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora. Preaqueça o forno a 200 °C e separe uma fôrma de 24 cm de diâmetro. Retire a massa da geladeira, disponha sobre a bancada polvilhada com farinha de trigo. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa e abra com um rolo até formar um círculo suficiente para cobrir o fundo e as laterais da fôrma. Com as pontas dos dedos, pressione delicadamente a massa para cobrir toda a fôrma. Leve a fôrma com a massa para a geladeira por 10 minutos enquanto o forno aquece. Corte um círculo de papel-manteiga um pouco maior que a fôrma, coloque sobre a massa e preencha com grãos de feijão cru – eles servem de peso e evitam que a massa infle e quebre ao assar. Leve ao forno por cerca de 20 minutos para pré-assar. 

Recheio: 

Cebola caramelizada: 

2 cebolas inteiras cortadas em tiras 

2 colheres de sopa de óleo ou 50g de manteiga 

2 colheres de chá de açúcar mascavo ou branco 

½ xícara de Dádiva Imperial Stout 

sal e pimenta a gosto 

Queijo: 

300g de queijo gorgonzola 

Decoração: 

Figos em calda ou em fruta 

Preparo: 

Cebola caramelizada: 

Em uma frigideira ou panela antiaderente grande adicione o óleo vegetal ou a manteiga (ou os dois, se preferir) e as cebolas cortadas em tiras grossas. Mantenha a panela em fogo baixo para evitar que a cebola queime. Mexa eventualmente até a cebola murchar. Quando isso acontecer adicione as duas colheres de chá de açúcar, misture bem e deixe caramelizar. Quando o processo de caramelização começar adicione a Dádiva Imperial Stout, misture novamente e deixe reduzir bem, mantendo o fogo baixo. Acerte o sal e a pimenta.

Queijo: 

Corte o gorgonzola em pedaços e leve ao microondas por 30 segundos. Retire e misture. Adicione por mais 20 segundos e assim sucessivamente até ficar pastoso. Não coloque muito tempo para evitar que derreta demais. 

Montagem da torta: 

Pegue a fôrma com a massa e despeje a cebola na torta, fazendo uma camada generosa. Coloque o queijo gorgonzola derretido e enfeite com os figos em calda ou em fruta. Volte a fôrma para o forno e deixe assar de 15 a 20 minutos, ou até que fique douradinha. 

Harmonização:

Para esta torta salgada, com dulçor, salgado e muito umami pela presença do gorgonzola, optamos pela cerveja Dádiva Wee Heavy, onde os complexos sabores do malte são o destaque. O dulçor da bebida se assemelha ao da cebola caramelizada, fazendo uma deliciosa complementação e realçando ainda mais estes sabores. O teor alcoólico da cerveja e seu perfil maltado ajudam a suavizar a untuosidade do gorgonzola, diminuindo a sensação da gordura natural do queijo na boca, deixando no paladar uma festival de sabores condimentados, doces, salgados e frutados. Tanto o queijo azul, quanto os maltes da cerveja, tem características de umami, que tem a função de realçar ainda mais os demais sabores.

Prepare-se para um festival de sabores no seu paladar com esta apetitosa combinação!

Torta salgada com cebola caramelizada na cerveja, bechamel de leite vegetal e figo

Receita:

Massa: 

Ingredientes: 

180g de farinha de grão de bico 

100g de farinha de arroz 

½ colher de chá de sal 

60ml de óleo de girassol 

120ml de cerveja Dádiva Hoppy Breakfast #3 

Modo de fazer: 

Misture as farinhas e o sal em uma tigela. Depois acrescente o óleo e misture. Aos poucos acrescente a cerveja, sempre misturando a massa, até formar uma bola. Unte uma assadeira (de preferência de fundo removível) com óleo e farinha. Coloque pedacinhos de massa na fôrma e vá moldando o fundo e as laterais. Depois de cobrir toda a fôrma, reserve. 

Ingredientes do recheio: 

Molho tipo bechamel: 

1 xícara de leite vegetal (usamos metade leite de coco e metade leite de amêndoas) 

1 colher de sopa de farinha de trigo 

Noz-moscada 

Pimenta preta 

½ colher de chá de sal 

Cebola caramelizada: 

2 cebolas inteiras cortadas em tiras 

2 colheres de sopa de óleo 

2 colheres de chá de açúcar mascavo ou branco

½ xícara de Dádiva Imperial Stout 

sal e pimenta a gosto 

Figos em calda ou em fruta (ainda mais saboroso se for a fruta). Para figos em calda, escorrer o líquido pois pode deixar a receita mais doce. 

Preparo: 

Molho bechamel: 

Para o molho bechamel vegano despeje em uma panela 1 xícara de leite vegetal (ou uma combinação de 50% de cada leite) e 1 colher de sopa de farinha de trigo. Coloque no fogo médio e misture bem com o fouet até a mistura engrossar. Adicione noz moscada ralada (quanto mais você adicionar, mais condimentado vai ficar seu molho), sal e pimenta do reino moída na hora. 

Cebola caramelizada: 

Em uma frigideira ou panela grande adicione o óleo vegetal e as cebolas cortadas em tiras grossas. Mantenha a panela em fogo baixo para evitar que a cebola queime. Mexa eventualmente até a cebola murchar bem. Quando isso acontecer adicione as duas colheres de chá de açúcar, misture bem e deixe caramelizar. Quando o processo de caramelização começar adicione a Dádiva Imperial Stout, misture novamente e deixe reduzir bem, mantendo o fogo baixo. Acerte o sal e a pimenta. 

Montagem da torta: 

Pegue a forma com a massa e despeje a cebola na torta, fazendo uma camada generosa. Coloque o molho bechamel e enfeite com os figos em calda ou em fruta. 

No forno preaquecido a 200 ºC, coloque a forma e deixe assar de 25 a 30 minutos, ou até que a massa fique douradinha. 

Harmonização:

Para esta torta salgada, a nossa sugestão de harmonização é a Dádiva Old But Gold, uma cerveja do estilo Double IPA, onde o amargor se destaca ao mesmo tempo que traz um delicioso frescor dos lúpulos.

Os sabores da torta remetem a uma bolachinha crocante e levemente tostada com recheio com o dulçor de creme de especiarias com cebola caramelizada. Essa complexidade de sabores com notas doces, de especiarias, de tostado, do frutado do figo, que encontramos no prato pedem uma bebida para suavizar o dulçor e destacar as demais características. A cerveja Double IPA entra com o amargor e um teor alcoólico mais marcante que ajudam a cortar o dulçor da torta. As notas cítricas e resinosas do lúpulo complementam e realçam as características condimentadas do prato. Quando provamos o prato junto com a cerveja, a sensação é que foram feitos um para o outro, pois demonstram o casamento perfeito no equilíbrio de sabores! 

Guirlanda Natalina

Receita:

Ingredientes massa: 

100g de leite vegetal (preferência por leite de coco ou amêndoas) 70g de cerveja Dádiva Yellow Tart 

4 ovos de linhaça -> 6g de linhaça + 45g de água 

160g de óleo 

210g de farinha de trigo 

50g de nozes moídas 

10g de farinha de malte claro 

270g de açúcar cristal 

15g de fermento químico 

Modo de fazer: 

Em uma caneca misture a água e a linhaça, e reserve. Numa tigela, misture as farinhas, nozes moídas e fermento. Em outra tigela, misture os líquidos, mais o açúcar. Aos poucos e mexendo sempre, inclua uma parte líquida na mistura dos secos, até juntar tudo. Divida a massa igualmente em duas fôrmas redondas de 24 cm. Em um forno preaquecido a 180 ºC, coloque a massa para assar de 25 a 30 minutos (faça o teste do palito para ter certeza que assou). Depois de pronto, retire do forno e deixe descansar por 6 horas. 

Ingredientes recheio/cobertura: 

240g de leite vegetal (preferência coco ou amêndoas) 

270g de cerveja Dádiva Black Mist 

40g de óleo 

60g de açúcar cristal (ou Glucose de Milho) 

400g de chocolate meio amargo sem leite 

Frutas vermelhas para decorar 

Modo de preparo: 

Derreta o chocolate em banho maria ou coloque intervalos de 30 segundos no microondas, até derreter. Em uma panela, aqueça o óleo, o leite e o açúcar, até começar a borbulhar. Aos poucos, acrescente a mistura líquida no chocolate derretido mexendo sempre. Depois acrescente aos poucos a cerveja até incorporar tudo. Com um mixer, bata a mistura por alguns minutos. Coloque na geladeira por 5 horas.

Montagem da guirlanda: 

Com um aro ou molde de 8 cm de diâmetro, faça um corte centralizado no meio das massas. Coloque o recheio no saco de confeitar. Você pode ou não usar um bico para decorar. Se não usar, corte apenas um furo na pontinha. Faça a decoração em forma de gotinhas em toda a guirlanda e depois coloque a outra massa por cima. Capriche na decoração na parte superior e coloque as frutas vermelhas para finalizar. 

Harmonização:

Para a Guirlanda Natalina, nossa sugestão de harmonização é a Dádiva Purple Sour, uma cerveja um pouco mais ácida, com frutas e muito refrescante!

A Guirlanda Natalina traz notas de nozes, malte e cereais da massa, além da presença de chocolate e frutas vermelhas no recheio e cobertura. Para destacar esses sabores, a Purple Sour é uma ótima opção. Esta cerveja tem aquela deliciosa e acertada acidez que desejamos para suavizar o dulçor e destacar demais sabores da sobremesa. O destaque do sabor das frutas com o chocolate acontece também em função da adição de jabuticaba e mirtilo na própria cerveja. As frutas da bebida se assemelham aos sabores das frutas vermelhas da sobremesa e complementam os sabores do chocolate, realçando o cacau.

A combinação destaca frutas vermelhas e cacau, os quais, unidos à acidez da cerveja, ajudam a suavizar o dulçor, deixando no paladar uma explosão de deliciosos sabores! 

Posts relacionados

O CERVEJEIRO FALA

Aqui, o Victor Marinho, nosso cervejeiro, fala principalmente, mas não só, sobre os nossos produtos – de lançamentos de edições especiais, ao relançamento de cervejas sazonais já consagradas, sem esquecer dos produtos limitados e das cervejas colaborativas.

siga a libélula



Newsletter


Você tem mais de 18 anos? Seja bem-vindo! Para continuar, você confirma ter mais de 18 anos?