Dia do Empreendedorismo Feminino: entrevista com Ônix

No dia 19/11, comemoramos o Dia do Empreendedorismo Feminino. A data foi criada pela ONU para incentivar mulheres que criaram e lideram seus próprios negócios e, também, como forma de combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho.

A Dádiva foi fundada por mim, Luiza, em 2014 e neste ano, resolvi convidar empreendedoras que eu admiro para compartilharem as suas histórias por aqui. Nesta e na próxima semana vocês conhecerão empresas fundadas e geridas por mulheres ligadas ao mundo da cerveja e das bebidas artesanais no geral.

A primeira empresa que eu quero apresentar é a ÔnixPress, a assessoria de imprensa e redes sociais focada no mercado artesanal e de pequenos produtores e que, felizmente, cuida da nossa comunicação aqui na Dádiva! 

Abaixo, a entrevista completa com a Luiza Malagrino, Marina Lapietra e Fernanda Almeida.

Em que momento da sua vida você decidiu empreender? Quantos negócios você já empreendeu? Conte um pouco sobre a sua trajetória como empreendedora.

Marina Lapietra: Depois de trabalhar muito anos, de forma exaustiva para empresas de outras pessoas, percebi que poderia fazer isso por mim, pela minha empresa, e melhor, do jeito que eu acreditava! Decidi abrir a Ônix, junto com a Luiza, há sete anos, e foi preciso muita coragem e persistência. Começamos do zero, mas sempre focadas no que acreditávamos, prezando por um trabalho próximo, ético e muito responsável. Todo dia tenho certeza que valeu MUITO a pena.

Luiza Malagrino: Trabalhei em diversas agências de comunicação, nas quais aprendi muito. Mas sempre havia um incômodo com alguns aspectos do trabalho, que eu sentia que poderiam ser feitos de formas diferentes. Após anos de experiência e um período de maturação de ideias, decidi empreender algo em que eu e minha sócia, a Marina, acreditássemos por completo. Então, criamos a ÔnixPress. Nessa época, nos interessávamos muito pelo mercado de cervejas artesanais, que passava por um período de expansão no cenário nacional, e acabamos nos especializando nesse nicho. Depois, começamos a diversificar nossa atuação, à medida que nos apaixonávamos por diferentes aspectos da gastronomia brasileira.

Fernanda Almeida: Fui muito grata por cada agência e empresa que passei, mas chegou um momento na minha vida que aquela rotina maçante não fazia mais sentido para mim. Em 2018, saí da agência que trabalhava com muita coragem e disposição e passei a trabalhar como freelancer. Com diversas indicações, a empresa foi crescendo e neste mesmo ano nascia oficialmente a Abirú Comunica, com foco em gestão de redes sociais. Em 2021, recebi um convite para me juntar à ÔnixPress que tem os mesmos valores que eu que também dividimos uma paixão em comum: produtos artesanais e de pequenos produtores. Tem sido uma ótima troca de experiências e esta parceria vai muito além do trabalho.

Conte um pouco sobre o negócio de vocês. O que vocês fazem? Onde atuam?

Ônix: Desde 2014, prestamos o serviço de assessoria de imprensa pela ÔnixPress. De uma forma muito direta e bastante resumida, esse trabalho consiste em identificar ações que podem gerar buzz de mídia de cada um dos clientes e traçar estratégias para que elas sejam divulgadas em matérias produzidas por veículos de comunicação.

Eu (Marina Lapietra) e a Luiza Malagrino nos formamos em jornalismo na mesma turma e logo nos primeiros anos profissionais já fomos trabalhar juntas com assessoria de imprensa com foco em gastronomia, cultura e turismo. E foi uma paixão. Começamos atendendo restaurantes, cafeterias, lojas de produtos artesanais, pousadas, artistas, e então, cerveja artesanal. Depois de cinco anos em uma agência grande, decidimos abrir a nossa, a Ônix, focada em produtos artesanais de pequenos produtores.

Neste ano, nos unimos à Fernanda Almeida, fundadora da agência Abirú, especializada também em produtos artesanais e de pequenos produtores. Ela é responsável pela área de gestão de mídias sociais. Como nossos trabalhos são complementares e temos muita coesão de ideias e propósitos, resolvemos unir forças.

O que fez vocês escolherem mulheres para empreender junto?

Ônix: Na verdade (e bem honestamente), não foi algo que a gente programou, mas que foi acontecendo no dia-a-dia, por afinidade, por dividirmos e compartilharmos desejos, opiniões, posições e experiências. E dividir diariamente essas vivências com mulheres incríveis, que não estão somente no time da Ônix, mas também no de clientes e parceiros, é muito enriquecedor para nós e algo que vemos como um grande privilégio. É muita mulher maravilhosa unida em projetos inspiradores. Nem se a gente tivesse idealizado isso teria dado tão certo.

Vocês acham que é importante existir o Dia do Empreendedorismo Feminino?

Ônix: É super importante. Ser mulher em qualquer mercado já é um desafio. Além de muitas vezes ter remuneração menor do que a dos homens, a gente precisa provar a todo instante nosso valor, que somos capazes. Uma data que celebra as nossas conquistas e nos proporciona debater tópicos importantes para conseguirmos mudar tantos rótulos e injustiças, é super importante para entendermos onde estamos e o que ainda falta para atingirmos equidade de gênero.

O que vocês acham que é necessário para que mais mulheres possam empreender? Faltam condições, estrutura familiar, autoconfiança, etc para isso?

Ônix: Acho que a falta de confiança é o principal. Muitas vezes ouvimos que não sabemos fazer, ou que não entendemos direito, e isso sem dúvida mina nossa confiança. Muitas mulheres desenvolvem síndrome de impostora por não confiarem em si mesmas. Isso é um reflexo da cultura machista impregnada em nossa sociedade. Acredito que uma rede de apoio, o debate constante sobre o machismo estrutural e até a data do Empreendedorismo

Feminino são coisas que transmitem confiança para muitas mulheres apostarem no próprio negócio.

Por fim, o jabá completo. Como comprar o seu produto e apoiar uma empreendedora?

Ônix: Se a sua empresa precisa de comunicação séria, ética, com planejamento estratégico dedicado a cada cliente, a Ônix Press é o lugar certo. Trabalhamos sempre com muito respeito aos clientes e a cada produto e serviço oferecido. Estamos sempre muito próximas de cada uma das contas que atendemos porque só trabalhamos, de fato, com quem acreditamos muito.

@onixpress

marinalapietra@onix-press.com

luizamalagrino@onix-press.com

fernanda@abirucomunica.com.br

Posts relacionados

O CERVEJEIRO FALA

Aqui, o Victor Marinho, nosso cervejeiro, fala principalmente, mas não só, sobre os nossos produtos – de lançamentos de edições especiais, ao relançamento de cervejas sazonais já consagradas, sem esquecer dos produtos limitados e das cervejas colaborativas.

siga a libélula



Newsletter


Você tem mais de 18 anos? Seja bem-vindo! Para continuar, você confirma ter mais de 18 anos?