Cervejas são sempre veganas? A resposta é não

Cerveja é uma bebida fermentada feita com no mínimo água, malte, lúpulo e levedura. É possível adicionar adjuntos à cerveja, como frutas, condimentos, lactose, entre muitos outros. Tem sido cada vez mais comum encontrar as cervejas com lactose – conhecias como milk-shakes – nas prateleiras das lojas mais especializadas. Neste caso, o termo correto nem é cerveja, e sim bebida alcóolica mista, já que para o Ministério da Agricultura cerveja não pode conter ingredientes de origem animal. Mas, então, se para ser cerveja os ingredientes devem ser de origem vegetal, todas as cervejas são veganas, certo? Não.

Existe um ingrediente que é usado em cervejarias chamado isinglass. Este tipo de cola de peixe é um colágeno obtido da bexiga seca destes animais. Ele atua como um clarificante e é usado para acelerar o processo de decantação de partículas suspensas na cerveja, deixando-a mais límpida. Ao final do processo, este produto decantou com as partículas, e é retirado do líquido, não permanecendo na cerveja final. Mas, por ter tido contato com ele, não podemos dizer que a cerveja seja vegana. Como este ingrediente não permanece na cerveja, ele não é adicionado à lista de ingredientes no rótulo do produto, dificultando assim a identificação por parte do consumidor.

Para saber se a cerveja que você quer beber é vegana, a melhor forma é tentar entrar em contato com a cervejaria, já que não é comum haver esta indicação no rótulo. O site Barnivore (www.barnivore.com) identifica bebidas veganas do mundo todo. Não há muitas referências de cervejas brasileiras, mas para tirar a dúvida em relação às cervejas importadas, é uma forma bem fácil e prática. De qualquer modo, para uma cerveja ser considerada vegana não basta olharmos somente para os ingredientes usados na sua produção, mas também para a postura política destas empresas.

Informe-se e aproveite!

Posts relacionados

O CERVEJEIRO FALA

Aqui, o Victor Marinho, nosso cervejeiro, fala principalmente, mas não só, sobre os nossos produtos – de lançamentos de edições especiais, ao relançamento de cervejas sazonais já consagradas, sem esquecer dos produtos limitados e das cervejas colaborativas.

siga a libélula



Newsletter


Você tem mais de 18 anos? Seja bem-vindo! Para continuar, você confirma ter mais de 18 anos?